_Crédito das fotos: Rodrigo Aruxo_
Fortalecer a relação com o corpo clínico e aprimorar os processos assistenciais. Esse foi o motivo que reuniu cerca de 30 médicos de diversas especialidades, representantes do quadro de assistência médica do Hospital de Brotas (HB), em Salvador. O encontro ocorreu na manhã do último dia 7 de maio, na sede do INTS (Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde), na Av. Magalhães Neto, Pituba. O HB é a primeira unidade própria do instituto, responsável pela sua gestão, e o primeiro hospital exclusivo para atendimentos aos beneficiários do Planserv – Plano de Saúde do funcionalismo público do Governo do Estado da Bahia.
A diretoria técnica do hospital conduziu a reunião e apresentou o novo organograma da unidade, abrindo espaço para diálogo direto com os profissionais sobre os avanços alcançados nesses onze meses de funcionamento do Hospital de Brotas. No próximo dia 20 de junho, o HB completa um ano de inaugurado e já apresenta bons resultados em pouco tempo de existência. Ajustes, implantações e adequações continuam sendo feitos, porque o aperfeiçoamento e amadurecimento da assistência, numa unidade de saúde, deve ser permanente.
Participaram do evento especialistas em clínica médica, mastologia, neurocirurgia, otorrinolaringologia, ortopedia, pediatria, urologia, UTI, entre outras áreas, todas com serviços disponíveis no Hospital de Brotas. Os coordenadores dos serviços puderam apresentar suas demandas específicas e avaliar as mudanças implementadas na unidade ao longo dos últimos 10 meses. De forma unânime, os profissionais destacaram a evolução na qualidade dos serviços, na infraestrutura e na transparência da gestão.
_Novidades para o hospital e mais serviços disponíveis para o beneficiário Planserv_
“Foi um dia extremamente produtivo, com escuta ativa das necessidades de cada especialidade médica. Informamos sobre a aquisição de novos equipamentos, caixas cirúrgicas, ampliação das salas e dos turnos cirúrgicos. Mas o que mais me agradou foi ouvir um retorno muito positivo de todas as equipes sobre a evolução dos processos, fluxos, estrutura e gestão do hospital”, afirmou Murilo Marques, diretor-médico do INTS. Apesar da reunião ter sido realizada no Dia do Silêncio (7 de maio), o que não houve foi silêncio durante o encontro. Mas um diálogo aberto, participativo e integrativo, como costumam ser as trocas organizacionais entre as equipes do INTS.
Novidades foram anunciadas para o hospital. Entre elas estão a entrega de duas novas salas cirúrgicas, a partir de junho – mês de aniversário do hospital, além da ampliação do serviço de cirurgias a laser na urologia, de cirurgia de varizes, de cirurgias bucomaxilofaciais e, em especial, as artroscopias, que passaram a ser realizadas no hospital em parceria com o Planserv. Procedimentos estes que, anteriormente, não estavam disponíveis na rede credenciada ao plano de saúde.
Igor Lobão, médico cirurgião e coordenador do serviço de cirurgia geral do Hospital de Brotas, também participou da reunião e elencou as atuações da sua área: “realizamos consultas médicas, interconsultas de pacientes internados, realizamos cirurgias eletivas e de urgência e emergência, bem como procedimentos necessários aos pacientes internados”. Para ele, as reuniões com o corpo clínico são sempre importantes. “A gestão do HB está atenta para que as equipes tragam as oportunidades de melhorias, de crescimento e amadurecimento da nossa unidade. O HB é um hospital jovem, mas dispõe de um valioso e experiente corpo médico, disposto e integrado para garantir sempre a melhor assistência para nossos pacientes do Planserv” – afirmou o médico.